4 Pontos de atenção para o controle de qualidade no FLV

4 Pontos de atenção para o controle de qualidade no FLV

Saber de onde vem o FLV da sua loja e ter um controle de qualidade é vital para quem deseja estar atualizado no setor.

Frutas legumes e verduras, o chamado FLV representa cerca de 10% do faturamento de um supermercado, ou até mais dependendo do trabalho que é feito, a Frutag sistema de rastreabilidade tem as ferramentas perfeitas para você Supermercadista.

Sistema de Checklist controle de caixas Frutag

1° Recebimento e Operação

Comunicar os parâmetros de qualidade com a equipe do supermercado é importante, porém não se pode deixar de lado os fornecedores. A reprovação de uma carga que chega no seu estoque, ou central de distribuição, traz transtornos e prejuízos ao varejo e ao fornecedor, os produtos são de validade muito curta e por isso inspiram cuidados dos profissionais responsável pelo setor do FLV. A operação é essencial para que seu produto tenha os mínimos danos mecânicos.

2 Rastreabilidade

Qr code

Trabalhar a rastreabilidade dentro do supermercado, vai além do atendimento à Normativa II . Ter o código de rastreabilidade único identificando cada produto, promoverá a organização dos produtos dentro do estoque e facilitará a classificação dos seus fornecedores, e ficará dentro dos padrões para que a fiscalização possa fazer seu trabalho no depósito da loja, e também em casos de devoluções, onde através do código consultado é possível identificar rapidamente a origem produtiva, responsabilizando o fornecedor.

Aliando as informações de rastreabilidade às de qualidade, é possível classificar a qualidade dos produtos ou fornecedores a cada entrega.

Checklist de controle. entrada de produtos.



Qualifique seus fornecedores

Ao se deparar no mercado de FLV existem muitos fornecedores dos mais variados tipos, CEASAS, distribuidores de Frutas, comprar diretamente do produtor é o sonho de muitos supermercadistas, pois o produto tem mais chance de chegar mais fresco e com um preço mais atraente, mas na última década muitos distribuidores de frutas os chamados atravessadores, estão investindo em tecnologias para padronizar os produtos entregues e ser exigente em qualidade para com os seus clientes, saber disso foi fundamental para esta classe que consegue concentrar uma quantidade grande de produtos e pode fazer com que chegue com qualidade até o varejo. O supermercadista deve estar atento a está evolução e ser mais crítico na compra de frutas, legumes e verduras, fazer com que produtores e distribuidores, iniciem o trabalho de qualidade e rastreabilidade desde o campo, assim o controle de perdas e o estudo da compra que será realizada para as lojas, começam a ter dados e o erro que para o supermercado se chama prejuízo ficará menor. A Frutag acompanha o trabalho de milhares de produtores rurais no Brasil e a qualidade e padronização de centenas de distribuidores, assim garantindo a qualidade ao supermercadista.

Comunicação e Transparência

Um controle de qualidade dentro dos padrões, além de garantir a padronização de inspeção e identificar inconformidades é também um propulsor de vendas, estudos apontam que 65% dos consumidores satisfeitos com a qualidade da oferta de frutas, legumes e verduras frescas, comprarão mais frequentemente e gastarão mais a cada visita nas lojas, além de recomendá-la para outros consumidores. Isso gera uma confiança do cliente a sua loja, saber se comunicar através dos corredores do supermercado, da orientação dos produtos dentro da loja, faz com que suas vendas criem uma propulsão significativa, e uma experiência ao cliente, esta experiência é ponto chave para o sucesso de vendas e nós vamos falar mais sobre ela no nosso próximo post especial para você.

Até mais!

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