4 Pontos de atenção para o controle de qualidade no FLV
Saber de onde vem o FLV da sua loja e ter um controle de qualidade é vital para quem deseja estar atualizado no setor.
Frutas legumes e verduras, o chamado FLV representa cerca de 10% do faturamento de um supermercado, ou até mais dependendo do trabalho que é feito, a Frutag sistema de rastreabilidade tem as ferramentas perfeitas para você Supermercadista.

1° Recebimento e Operação
Comunicar os parâmetros de qualidade com a equipe do supermercado é importante, porém não se pode deixar de lado os fornecedores. A reprovação de uma carga que chega no seu estoque, ou central de distribuição, traz transtornos e prejuízos ao varejo e ao fornecedor, os produtos são de validade muito curta e por isso inspiram cuidados dos profissionais responsável pelo setor do FLV. A operação é essencial para que seu produto tenha os mínimos danos mecânicos.
2 Rastreabilidade

Trabalhar a rastreabilidade dentro do supermercado, vai além do atendimento à Normativa II . Ter o código de rastreabilidade único identificando cada produto, promoverá a organização dos produtos dentro do estoque e facilitará a classificação dos seus fornecedores, e ficará dentro dos padrões para que a fiscalização possa fazer seu trabalho no depósito da loja, e também em casos de devoluções, onde através do código consultado é possível identificar rapidamente a origem produtiva, responsabilizando o fornecedor.
Aliando as informações de rastreabilidade às de qualidade, é possível classificar a qualidade dos produtos ou fornecedores a cada entrega.

Qualifique seus fornecedores
Ao se deparar no mercado de FLV existem muitos fornecedores dos mais variados tipos, CEASAS, distribuidores de Frutas, comprar diretamente do produtor é o sonho de muitos supermercadistas, pois o produto tem mais chance de chegar mais fresco e com um preço mais atraente, mas na última década muitos distribuidores de frutas os chamados atravessadores, estão investindo em tecnologias para padronizar os produtos entregues e ser exigente em qualidade para com os seus clientes, saber disso foi fundamental para esta classe que consegue concentrar uma quantidade grande de produtos e pode fazer com que chegue com qualidade até o varejo. O supermercadista deve estar atento a está evolução e ser mais crítico na compra de frutas, legumes e verduras, fazer com que produtores e distribuidores, iniciem o trabalho de qualidade e rastreabilidade desde o campo, assim o controle de perdas e o estudo da compra que será realizada para as lojas, começam a ter dados e o erro que para o supermercado se chama prejuízo ficará menor. A Frutag acompanha o trabalho de milhares de produtores rurais no Brasil e a qualidade e padronização de centenas de distribuidores, assim garantindo a qualidade ao supermercadista.
Comunicação e Transparência

Um controle de qualidade dentro dos padrões, além de garantir a padronização de inspeção e identificar inconformidades é também um propulsor de vendas, estudos apontam que 65% dos consumidores satisfeitos com a qualidade da oferta de frutas, legumes e verduras frescas, comprarão mais frequentemente e gastarão mais a cada visita nas lojas, além de recomendá-la para outros consumidores. Isso gera uma confiança do cliente a sua loja, saber se comunicar através dos corredores do supermercado, da orientação dos produtos dentro da loja, faz com que suas vendas criem uma propulsão significativa, e uma experiência ao cliente, esta experiência é ponto chave para o sucesso de vendas e nós vamos falar mais sobre ela no nosso próximo post especial para você.
Até mais!