A importância do marketing no agronegócio para os produtores rurais.

A importância do marketing no agronegócio para os produtores rurais.

Para buscar diferenciais competitivos, muitos agro empresários têm identificado a importância do marketing no agronegócio como uma oportunidade de gerar novos negócios.

Qual a importância do marketing no agronegócio?

Em diversos segmentos, o uso do marketing já é uma realidade consolidada. No caso do agronegócio, as vantagens proporcionadas têm sido mais exploradas por grandes empresas.

No entanto, as estratégias de marketing apresentam benefícios sólidos, independentemente do tamanho da companhia.

Algumas vantagens possíveis de serem alcançadas com a adoção do marketing no agronegócio são:

Interação com o público-alvo

Uma empresa que nunca se comunica com o público-alvo dificilmente será lembrada por ele na hora da decisão de compra.

Interagir com o público, por meio da produção de conteúdo e da publicidade, por exemplo, permite que a empresa seja lembrada em momentos de compra.

Melhor relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente consiste não apenas em divulgar a marca, mas mostrar ao cliente quais são as vantagens que ele adquire ao optar por um produto da empresa.

A estratégia de relacionamento deve estar embasada no antes, no durante e no pós-venda, fidelizando o cliente.

Aumento das vendas

Uma empresa que não é vista nem lembrada dificilmente conseguirá manter um crescimento das vendas em um período economicamente instável.

A atuação com marketing, seja digital ou tradicional, está diretamente relacionada com a capacidade de aumentar as vendas.

Posicionamento de marca

Algumas marcas se consolidaram no imaginário popular como referência de qualidade em determinados setores.

Essa alta capacidade de atração de clientes é possível por meio de um posicionamento da marca no mercado, com a ajuda de estratégias de marketing e de branding.

Além de impactar clientes, uma empresa bem posicionada no mercado também influência as pautas da mídia, os formadores de opinião da área e outras referências do público.

Segmentação do público-alvo

Enquanto pessoas de todos os tipos e preferências veem um outdoor, em uma campanha na internet a empresa pode limitar a exibição do anúncio de acordo com as preferências e as características do público.

A segmentação de leads torna as abordagens de marketing digital muito mais assertivas e com maior potencial de reverter em vendas, pois impacta usuários com as características dos consumidores da empresa ou que demonstraram interesse prévio pelo produto.

Presença nas redes sociais

Atualmente, entre os produtores rurais, 42% têm acesso à internet e, destes, 93% estão no Facebook, de acordo com a Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio.

Assim, as mídias sociais são uma oportunidade para a empresa se relacionar com os clientes e para expandir a rede de contatos dos próprios empresários rurais.

A presença nas redes sociais também é determinante para consolidar a atuação online da marca frente ao público.

Além destes fatores é determinante uma embalagem de qualidade etiquetas dentro dos padrões determinados por órgãos que fiscalizam, e principalmente a rastreabilidade do produto que você encontra conosco aqui na Frutag.

No Próximo post falaremos sobre como iniciar uma estratégia de marketing para seu negócio.

Até Mais!

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