A primeira impressão é a que fica?

A primeira impressão é a que fica?


Já ouviu a expressão: A primeira impressão é a que fica?

Pois bem, quando o assunto é escolher o melhor lugar para fazer compras, não é diferente, afinal, pesquisas comprovam que às percepções iniciais são muito mais relevantes na tomada de decisão do que as informações complementares, aquelas que recebemos segundos depois.

Por isso, pense com carinho na “cara” do seu estabelecimento. Atenção ao atendimento, organização, decoração, ambientação, limpeza, tudo isso faz parte da percepção inicial do seu cliente!


Agora, se além de causar uma boa impressão, você quer se destacar no cenário, invista em diferentes experiências! Inovação é a palavra de ordem!

E mostrar esta experiencia para o cliente faz com que ele volte ao seu estabelecimento com o prazer de comprar! Para isso a Plataforma Frutag detêm um sistema único disponível para que você possa alavancar e melhorar as vendas no seu espaço de Hortifrúti.


Todos os produtos de FLV são passíveis de serem arrumados. Agora, se você possui mão-de-obra suficiente para arrumar a batata, tomate, e a cebola, empilhar laranjas e limões, parabéns! Você tem uma boa estrutura em manter esses produtos arrumados, por vezes algumas lojas tem algumas restrições em manter esses produtos empilhados por dois motivos:

Primeiro, são produtos de alto giro e requer uma pessoa constante para mantê-los arrumados durante a operação diária, segundo, são produtos que empilhados ou não vendem por si só, porém, vale a pena tentar.

Classificar os produtos de FLV por famílias também ajuda na exposição. Por isso, segue abaixo a ordem dos produtos que necessitam de maior cuidado na hora da exposição começando com as frutas:

Frutas nobres ou exóticas: O nome já diz, são as mais nobres e caras dentro do HF. Elas geralmente são importadas e precisam ser acomodadas em bancas rasas,  cestos macios ou em embalagens adequadas que acomodem o fruto para que o mesmo não venha a ser machucado antes de chegar ao consumidor. São os pêssegos, ameixas, peras, nectarinas, atemoias, fruta do conde, caquis, maçãs etc. É indispensável que você mantenha-os bem arrumados e sem excesso de empilhamento.

Frutas tropicais: As frutas tropicais são mais firmes e resistentes, porém, precisam de cuidado com a exposição. A banana por exemplo, em alguns locais contam com expositor próprio que permite que o fruto fique pendurado. As principais frutas tropicais são: Bananas, mangas, mamões, abacate, melões etc.

Frutas cítricas: As frutas cítricas quando bem expostas e com jogo de cores ficam muito atrativas. Elas aguentam um empilhamento maior e mais agressivo. De preferência, não agrupe as frutas cítricas com as demais. As frutas cítricas emitem mais rápido o gás etileno e acelera a maturação de outras frutas. As principais são: Laranjas, limões, tangerinas, abacaxis etc.

Frutas de cascas mais firmes: Uma boa ideia é agrupar as frutas de cascas mais firmes e resistentes, para que não esmague as outras frutas. Cocos, melões, melancias etc.

Os legumes também pode ser classificados para uma boa arrumação.

Legumes frutos: Os legumes frutos são chamados assim pois dão em ramas ou como se fosse em árvores, são bem fáceis para boa arrumação. Os pimentões, pepinos, abóboras etc.

Tubérculos: Aqueles que dão em baixo da terra. São mais trabalhosos para uma boa arrumação pois muitas das vezes estão sujos de terra e depende de uma  lavagem, retirar os talos etc. São eles : Mandiocas, batatas, alhos, inhame, cará etc.

Folhagens: As hortaliças folhagens é umas das principais à serem expostas com uma boa arrumação e com cuidado para não serem colocadas de qualquer forma. As cores verdes escuras podem ser intercaladas com as cores verdes claros. Dependendo do seu fornecedor, as folhagens são avulsas ou com embalagens. Para quem possui balcões refrigerados, o ideal é deixa-las expostas neles, mais caso fique expostas em bancas, tenha sempre em mãos um borrifador de água para que as folhas não murchem.

Está Gostando do Post? No próximo vamos falar sobre exposição sem manuseio e erros de exposição no Hortifrúti.

Para saber mais sobre a plataforma Frutag acesse nosso site e entre em contato conosco, um de nossos especialistas está pronto para atendê-lo.



Deixe uma resposta