Benefícios da tecnologia no agronegócio

Benefícios da tecnologia no agronegócio

O agronegócio vem enfrentando diversas mudanças na forma de como está estruturado. Muito disso se deve ao avanço da ciência e aos benefícios da tecnologia no agronegócio.

Tal tecnologia varia desde as adaptações do método de cultivo de grãos ou do manejo animal até a utilização de equipamentos de ponta ou softwares. Isso facilita e proporciona a profissionalização dos negócios, o que gera maior qualidade de produção e precisão na gestão.

Por essa razão, elencamos alguns dos principais benefícios da tecnologia no agronegócio, em especial, aqueles voltados à adoção de softwares de gestão. Confira!

Controle integrado de propriedades

Para quem trabalha com mais de uma propriedade e deseja fazer com que a atividade prospere e se consolide em longo prazo, é importante se manter focado na organização.

Isso se deve ao fato de existirem inúmeras informações passíveis de serem levantadas em uma propriedade. Sendo assim, à medida que o número de propriedades aumenta, consequentemente o número de informações também aumenta.

Especialmente quando as atividades são complementares, se torna ainda mais relevante que as informações possam ser organizadas, acessadas e visualizadas por meio de uma plataforma única. Assim, é possível aumentar a sinergia entre as atividades e potencializar os ganhos.

Controle de estoque

Assim como todas as atividades da propriedade precisam ser controladas, o estoque também precisa, merecendo, ainda, uma atenção especial.

Isso porque o estoque pode ser segmentado a partir de duas etapas:

A partir dessas duas etapas, é possível acompanhar quanta matéria-prima está sendo adquirida e qual a quantidade real de produção que ela possibilita.

Com esse controle básico, fica mais fácil evitar o excesso de quaisquer estoques, trabalhando sempre com uma produção mais fresca e recente.

Além disso, se torna mais simples o planejamento de altos investimentos e de contenções mais bruscas sempre que necessário.

Redução do risco da atividade

O controle e a gestão das informações da propriedade trazem uma maior eficiência para todo o processo de produção. Esse é mais um dos benefícios da tecnologia no agronegócio: a redução do risco da atividade por meio do aumento da eficiência.

Com as informações certas, é possível conhecer melhor a propriedade, suas maiores fragilidades e aquilo que ela possui em potencial.

Além disso, permite que os insumos sejam utilizados de forma mais precisa, no momento e quantidades exatas, evitando o desperdício.

Por meio de planejamento, a atividade passa a oferecer riscos cada vez menores, afinal, a tomada de decisões acontece de forma mais consciente e eficiente, pois é feita com base na realidade do negócio.

Redução de custos

Com o próprio controle e planejamento de estoque, é possível evitar as compras emergenciais e negociar preços e condições de pagamento, reduzindo os custos. Além disso, deixa-se de trabalhar com os excessos e, por essa razão, só será adquirido aquilo que realmente é necessário.

Fora as condições de estoque, será possível controlar e reduzir os custos com:

  • mão de obra;
  • compra de insumos;
  • medicamentos;
  • intermediários de produção (água, energia elétrica, etc.);
  • manutenções;
  • maquinários e outros.

Aumento da competitividade

Com a profissionalização da atividade, a propriedade passa a ser encarada como uma empresa rural, com vistas para a melhoria contínua e a busca pela qualidade e excelência dos produtos que serão fornecidos.

Assim, é possível oferecer produtos diferenciados, com valor agregado e, por isso, mais competitivos.

Com a redução de custos desnecessários, controle de estoque, busca pela eficiência e gestão das informações das propriedades, a tomada de decisões passa a ser mais estratégica e assertiva.

Outro dos benefícios da tecnologia no agronegócio é a geração de informações consistentes, rápidas e confiáveis, sempre que o gestor precisar. Desse modo, a atividade pode ser desempenhada com mais objetividade e o foco volta-se para a qualidade.

Para saber mais e consultar nossos especialistas, entre em contato através do nosso site frutag.com.br

Até Mais!

Deixe uma resposta