Como atrair clientes para seu hortifrúti

Como atrair clientes para seu hortifrúti

A chave do crescimento das vendas e consequentemente do seu varejo de alimentos, é a conquista de novos clientes somada à retenção dos já adquiridos. Ou seja: manter o faturamento recorrente existente e adicionar a ele novas fatias de mercado.

E como atrair clientes e, ao mesmo tempo, fidelizar os compradores antigos? Existem algumas ações para isso, como desenvolver programas de fidelidade, posicionar as unidades estrategicamente e disponibilizar várias formas de pagamento.

Quer começar a potencializar seus resultados? Então, confira agora algumas dessas ações que podem aumentar o faturamento por meio da aquisição de consumidores novos e manutenção dos atuais.

Disponha a mercadoria de forma atrativa

Os produtos de hortifrutis — verduras, legumes e frutas — por si só já são atrativos, por serem bonitos e coloridos. Então, não se torna muito difícil para o varejo planejar uma disposição que salte aos olhos e ao mesmo tempo mostre todas as opções à venda.

Faça com que todos os locais sejam bem iluminados, para facilitar a visão das ofertas e manter o aspecto de frescor dos produtos permanentemente. E aproveite também as cores, posicionando, por exemplo, as mercadorias de acordo com seus tons, como uma ilha de alimentos verdes, outra de vermelhos e assim por diante. Foque na experiência do cliente, pois ela também vende.

Posicione as unidades do varejo estrategicamente

A venda de produtos frescos é potencializada em estabelecimentos próximos a residências. Portanto, prefira bairros residenciais ― de preferência grandes e sem outras empresas semelhantes muito próximas ― sempre que planejar a abertura de novas filiais.

Um dos agentes de aumento nas vendas para qualquer tipo de comércio é estar no centro de um grande fluxo de público. Quanto mais trânsito, mais visibilidade e visitantes.

Desenvolva programas de fidelidade

Programas para fidelização servem mais para reter compradores do que como forma de atração. Porém, não deixam de gerar bons resultados. E os benefícios são para ambos os lados: mais vendas para o negócio e prêmios aos compradores fidelizados.

Você pode realizar sorteios por cupons que os clientes ganharão a cada determinado valor em compras. Outra boa ação, por exemplo, é ter os CPFs dos clientes cadastrados e, após atingirem determinado número de compras, ganharem descontos ou vale-compras.

Utilize ferramentas de divulgação voltadas aos consumidores

Atualmente, existem inúmeros sites e aplicativos, alguns até bem regionalizados, que você pode utilizar para expor seus produtos e seus preços de forma mais atraentes. Então, quando as pessoas atingidas por esses anúncios comprarem — atraídas por preço — e se sentirem satisfeitas com a qualidade, poderão ser também retidas.

Facilite o pagamento

Mais do que deixar de reter novos compradores, seu hortifruti pode ainda perder vendas  de consumidores já adquiridos e algumas esporádicas por não oferecer diferentes opções de pagamento. Por exemplo: não aceitar vale-alimentação pode significar abrir mão de grande fatia de mercado, pois algumas pessoas fazem todas suas compras de alimentos, ou a maioria delas, apenas com esse tipo de benefício

Além disso, quando alguém compara preços e procura onde comprar, também quer saber se o estabelecimento aceita seu cartão, seja ele qual for. Então, quando divulgar seus preços e produtos em sites e aplicativos como os que abordamos acima, também mostre todas as bandeiras de cartões aceitos — de débito, crédito e benefícios.

Ações assim certamente são importantes e podem gerar resultados. Então, coloque-as em prática! Caso queira uma ajuda de nossos profissionais entre em contato com a Frutag agora mesmo! Nossa equipe fará questão de atender você.

Deixe uma resposta