Erros de exposição no Hortifrúti

Erros de exposição no Hortifrúti

Os erros de exposição no hortifrúti são os mais variados. Vamos citar aqui os principais erros que são mais vistos no varejo e que mais comprometem toda cadeia de venda.

  • Empilhamento excessivo: O empilhamento de hortifrúti tem relação com o volume de mercadoria que o seu FLV possui. O ideal é não trabalhar com estoques, por isso, é importante ter um controle nas compras, tudo é interligado dentro do setor de HF. Quando for empilhar os produtos e arrumá-los, certifique-se do volume de venda e padronize as alturas.
  • Misturar os produtos ou jogar os produtos: É um erro grave não dividir e separar o FLV. Classificá-lo para uma boa arrumação, além de deixar o seu HF mais organizado, ajuda o cliente na hora da compra. Outra coisa, é a forma de abastecer, virar as caixas sobre as bancas, bater as caixas, além de danifica-los, ficarão com aparência de “final de feira”.
  • Esquecer do abastecimento e manutenção: Esse tipo de erro é muito comum principalmente em supermercados que não tem uma supervisão contínua do setor e não possuem  funcionários fixos para o hortifrúti. Colocam qualquer pessoa despreparada e sem nenhum treinamento técnico para o abastecimento de hortifrúti. Sem contar no ato do recebimento que os produtos são levados de qualquer forma para o abastecimento e não há uma manutenção contínua durante o dia, apenas terão atenção no próximo recebimento.
    Jogo de cores: Explore bem as cores do hortifrúti. Jogos de cores significa alternar as cores para que não se repita uma ao lado da outra. Assim terá um visual mais bonito e colorido.

Avalie bem qual será o melhor formato de exposição para o seu hortifrúti e não o deixe com uma aparência de abandonado ou de qualquer jeito. O FLV é um setor que não pode ser tratado aos “trancos e barrancos”, colocando os produtos de qualquer forma, sendo jogados nas bancas. Uma lata de ervilha abastecida em uma mercearia é a mesma lata de ervilha em qualquer outro lugar, não tem o que inventar. Portanto, no FLV, tudo conta como diferencial para uma boa venda.


Exposição sem manuseio

exposição sem manuseio é usada normalmente em bancas ou expositores que não requer o manuseio diretamente do produto para arrumação e expõe o produto diretamente em sua caixa de origem. Esse tipo de exposição ajuda muito o varejista a reduzir as perdas, diminuindo o manuseio do produto. O que precisa ser trabalhado neste tipo de exposição é justamente o visual do hortifrúti. As caixas não podem sobrepor o produto, ou seja, você vende o produto e não a caixa. Portanto, os produtos precisam ser abastecidos constantemente para que as caixas não fiquem vazias. O ideal, é ter os contentores (caixas) de polietileno rasos. Assim ficam melhores expostos.

O setor de Hortifrúti chega a responder por 10% do faturamento de uma loja, por isso é muito importante observar e melhorar o seu funcionamento. Pensando nisso a Frutag trabalha em sua plataforma ferramentas que podem ajudar sua loja e sua equipe.

Para saber mais acesse frutag.com.br e entre em contato.

Até Mais!

Deixe uma resposta