O PROCESSO DE RASTREABILIDADE PARA O ALIMENTO SEGURO

O PROCESSO DE RASTREABILIDADE PARA O ALIMENTO SEGURO

Com o aumento da demanda de alimentos se fez necessário o uso de métodos de produção que muitas vezes trazem consequências indesejáveis a população e ao mesmo tempo a sociedade se torna mais exigente em relação aos danos ambientais, econômicos e sociais, sabendo que esse perigo pode ocorrer em qualquer etapa da cadeia alimentar, é essencial a exigência de um controle adequado ao longo da mesma. 

Da necessidade de saber de onde veio o alimento e sua procedência surgiu então a Rastreabilidade, trazendo o controle de qualidade necessário para os produtores, grandes empresas e consumidores. Além das exigências sanitárias e as certificações a rastreabilidade é mais uma garantia da saúde e segurança do consumidor, pois por meio de seus registros, pode auxiliar na diferenciação dos produtos, e também facilitar a valorização de atributos que sejam desconhecidos pelo consumidor. E em caso de contaminação alimentar é possível retirar do mercado o lote contaminado rapidamente bem como responsabilizar os culpados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é shopping-cart-2369143_1920-1024x551.jpg

A rastreabilidade de frutas, verduras e legumes tem como objetivo principal apresentar de forma clara:

Identificação correta do produto; 

Possibilidade de conhecer a origem do produto; 

Possibilidade saber o destino do produto; 

Facilitar o fluxo de informação do produtor para o consumidor e vice-versa; 

COMO COMPRAR COM QUALIDADE?

Muitos consumidores têm sua escolha pautada em textura e aspecto na hora da compra de alimentos, porém com a rastreabilidade os dados podem ser checados pelos consumidores no próprio momento da compra, no supermercado, por meio de um QR code, onde o histórico completo de cada produto é mostrado, auxiliando na escolha do que será colocado no carrinho.

COMO UM PRODUTO RASTREADO PODE PROTEGER MINHA SAÚDE?

Os produtos da cadeia agrícola, percorrem um grande caminho até chegarem ao consumidor final. E o acompanhamento de cada etapa é essencial para garantir qualidade e segurança. Com um monitoramento eficaz, garantido em cada etapa do processo (controle de entradas e saídas, destinos e procedências) e controle sobre sua produção, as falhas podem ser detectadas mais rapidamente garantindo melhor segurança alimentar.

A equipe Frutag, tem as melhores soluções para a rastreabilidade, além de todo o suporte no uso dessa tecnologia, assim juntos podemos melhorar a qualidade dos nossos alimentos.

Deixe uma resposta