Rastreabilidade para o Distribuidor de FLV

Rastreabilidade para o Distribuidor de FLV

Um elo muito importante para a cadeia produtiva, o Distribuidor de FLV tem uma parcela de responsabilidade na rastreabilidade de hortifrúti.

Ao longo dos anos a produção de FLV frutas, legumes e verduras tem crescido exponencialmente, e muitos produtores focam no que sabem fazer melhor produzir, com isso a distribuição dos produtos se tornou uma etapa cada vez mais profissionalizada, saber comprar e saber vender, é o que os distribuidores de frutas legumes e verduras espalhados pelos CEASAS do país ou mesmo com sede própria vem fazendo de melhor, e muitos se destacando no cenário, sendo assim, suas responsabilidades diante da era da rastreabilidade de alimentos aumenta, além de manter a qualidade e a classificação dentro dos padrões cada vez mais exigentes do varejo, o distribuidor é a ponte entre o produtor rural e os lojistas que entregam o produto final com toda a qualidade ao consumidor, de olho não só na qualidade mas também quer saber o que está consumindo de verdade.

Saber das suas responsabilidades é peça chave neste tabuleiro onde produto x preço é algo que desafia as distribuidoras de FLV todos os dias, sabendo disso é indispensável tomar como cuidados um controle rígido do que é vendido ao varejo e manter uma qualidade para sempre estar firme no mercado. Preocupados com isso a equipe Frutag lança na sua plataforma várias ferramentas para que seus clientes não percam tempo para atender as normas de rastreabilidade de alimentos.

Normativa II, MAPA E ANVISA

A Normativa II de fevereiro de 2018 é bem clara no que diz respeito a rastreabilidade de alimentos e de suas obrigatoriedades, o artigo 4° é de suma importância para as cadeias que formam o elo, Produtores, distribuidores e supermercadistas tem a responsabilidade de manter registros, etiquetar as mercadorias, receber as mercadorias rastreadas, e obter o controle da consolidação dos lotes.

A consolidação dos lotes é o principal trabalho das distribuidoras, já que as mesmas compram de vários produtores e classificam para obter uma quantidade significativa para manter suas atividades acabam misturando os produtos então obter um controle com a plataforma Frutag para saber de onde veio aquele lote é de suma importância caso este produto (fruta, legume ou verdura) estejam em inconformidade nas análises químicas.

A maior parte dos produtos coletados são feitos os procedimentos nos depósitos dos Supermercados, para isso é importante ter as caixas etiquetadas, e as embalagens com a rastreabilidade para que a fiscalização saiba corretamente as informações para um possível recall do alimento.

Quer saber mais sobre a rastreabilidade e como a plataforma Frutag pode ajudá-lo? Entre em contato conosco e nossa equipe de representantes irá mostrar e deixar você no caminho certo.

Até Mais!

Deixe uma resposta